Passeios em Santa Catarina


Em Santa Catarina a ABPF através da Regional Santa Catarina opera três maravilhosos trens turísticos/culturais. Trens muito bem cuidados, charmosos, viajando através de paisagens bucólicas, em meio a natureza, com mata nativa preservada, cruzando pontes, viadutos e túneis históricos. Embarque neste trem e conheça uma parte importante da história de Santa Catarina e como as ferrovias foram importantes no crescimento deste maravilho estado.


Estrada de Ferro Santa Catarina – Apiúna


O passeio se dá no trecho reimplantado do antigo leito da extinta EFSC, que funcionou de 1909 a 1971. Essa ferrovia teve sua construção iniciada com capital e tecnologia alemã, vindo a ser a única no Brasil construída pelos alemães.

O trajeto passa-se por um túnel de 70 metros de extensão, uma ponte em arco romântico, bueiros, além de uma passagem superior. Construídos em granito rosa, pedra símbolo da região de Subida.

Além das obras de arte, podem ser vistas das janelas dos vagões as belezas naturais da região como a mata atlântica, paredões de pedra e as corredeiras do Rio Itajaí Açu, onde é realizada a prática de rafting. No trecho final do passeio adentra-se na Usina Hidrelétrica de Salto Pilão. Onde pode-se ver parte do complexo energético.

Um belíssimo passeio com inúmeras atrações, a bordo de um trem tracionado por uma autêntica locomotiva à vapor de 1920, fabricada nos EUA, que explora seus sentidos e leva você de volta ao tempo pelos trilhos da EFSC.

Passeios e Horários

Passeios confirmados duas vezes ao mês (consulte datas)

Informações e vendas

Fone (47) 3644-5077 / (47) 8894-5517

Site: http://abpfsc.com.br/web/apiuna/


Trem da Serra do Mar – Rio Negrinho


O Trem da Serra foi inaugurado em 1995 e trafega pelos trilhos da Concessionária Rumo ALL, na Serra do Mar entre Rio Negrinho e Rio Natal, ramal da São Francisco do Sul-SC.

Este é inesquecível passeio de trem com Maria Fumaça, iniciando sua jornada na Estação Ferroviária de Rio Negrinho, que está a 791 metros de altitude. A ABPF – Reg. SC (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – Regional Santa Catarina) tem sede em Rio Negrinho e promove a preservação ferroviária, dedicando-se a oferecer aos turistas do Brasil e exterior passeios como este.

O passeio leva seus passageiros a São Bento do Sul, a 808,76 metros de altitude e após parte para localidade de Rio Natal, passando pelo interior de São Bento do Sul, onde se vislumbram paisagens rurais e a Estação de Rio Vermelho a 820 metros de altitude.

O auge do passeio se dá a meio caminho, na Serra do Mar, repleta de belezas naturais, corredeiras, cachoeiras, vegetação exuberante e incríveis obras da engenharia, tais como túneis, viadutos e pontes, chegando em seguida em Rio Natal a 350 metros de altitude, onde é servido um almoço típico polonês.

A linha férrea e as estações de Rio Negrinho e Rio Vermelho forma inauguradas em 1º de abril de 1913 e cuidadosamente preservadas para seu maravilhoso “passeio ao passado”!

Passeios e Horários

Os passeios acontecem mensalmente, com embarque na Estação Ferroviária de Rio Negrinho às 9h30min, (consulte datas)

Informações e vendas

Fone: (47) 3644-7000 / (47) 9986-0600 (Whatsapp)

Email: rionegrinho@abpfsc.com.br

Site: http://www.abpfsc.com.br

Endereço: Rua da Estação, s/n°
Centro – Rio Negrinho – SC


Trem das Termas – Piratuba


Trem das Termas logo após passar sobre a Ponte Ferroviária sobre o Rio Uruguai

Tracionada por uma autêntica locomotiva a vapor, a nostálgica viagem traz de volta o romantismo das antigas viagens de trem, em um passeio com toda sua poesia relembrando os velhos tempos em que o progresso chegava pelos trilhos.

São 25 km, segue pelo interior de Piratuba, passando pelas localidades de Auto Maratá, Distrito de Uruguai, Volta Grande e antiga vila de ferroviários, sempre acompanhando a margem esquerda do Rio do Peixe. A paisagem é da Mata do Rio Uruguai em cenário de pequenas propriedades rurais, o ponto alto do passeio é a passagem sobre a ponte do Rio Uruguai, tal encontro é conhecido culturalmente como a nascente do Rio Uruguai, encontro do Rio do Peixe com o Rio Uruguai. Neste local o passageiro passa sobre uma grande ponte, importada da Bélgica com 455 metros de extensão, após a passagem da ponte a chegada a Estação Ferroviária de Marcelino Ramos.

É um passeio histórico cultural. Os passageiros são recepcionados na estação com animação musical, durante o passeio o passageiro é acompanhado por monitores, serviço de bordo e músicos. O passeio tem um percurso de 1h15 de ida, 1h30 de parada e 1h30 de retorno chegando aproximadamente às 18h.

Na parada em Marcelino Ramos os passageiros tem a oportunidade de realizar um passeio opcional (pago à parte, por empresa terceirizada), esse passeio na cidade gaúcha de Marcelino Ramos pode ser optado ao Santuário de Nossa Senhora da Salete ou ao Balneário de Águas Termais.

Passeios e Horários

Os passeios são realizados todos os sábados com saídas confirmadas com receptivo na Estação Ferroviária de Piratuba às 13h, saída às 13h30 e retorno previsto às 18h. Outros datas a consultar.

Informações e vendas

Fone: (49) 3553-1121 / (49) 9121-7700

Email: piratuba@abpfsc.com.br

Site: www.abpfsc.com.br

Endereço: Av. 18 de Fevereiro, nº 803
Centro – Piratuba – SC